Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Divulgação de eventos > III Seminário de Gestão de Documentos
Início do conteúdo da página

III Seminário de Gestão de Documentos

Acessos: 215

Dias 12 e 18 de novembro, a partir das 14h, na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa. O III Seminário de Gestão de Documentos abordará o tema “Repositório arquivístico digital confiável: aspectos políticos, arquivísticos e tecnológicos de sua implantação”. Entrada franca. 

O Repositório arquivístico digital confiável (RDCARQ) é um ambiente de gestão, preservação e acesso aos documentos arquivísticos e seus metadados, que necessita de complexa infraestrutura política, tecnológica e arquivística para sua implantação. 
 
A produção de documentos arquivísticos em suporte digital, especialmente aquela institucionalizada pelo poder público (com o projeto do Processo Eletrônico Nacional) é um caminho sem volta para o crescimento vertiginoso da documentação em suporte eletrônico. Adiciona-se a isso as bases de dados para disponibilização de informações sobre o acervo arquivístico e os objetos digitais que o compõe. 
 
O uso do suporte eletrônico nos documentos das instituições públicas brasileiras vem, em muitos casos, acompanhado da justificativa de aumentar a celeridade das atividades administrativas e de diminuir o espaço físico de armazenamento ocupado com o papel. 
 
Entretanto, a discussão essencial em torno do documento arquivístico com suporte digital é sobre a sua preservação e o instrumento mais adequado para solucionar essa realidade é o Repositório Digital Arquivístico Confiável. 
Nesse sentido, o presente evento consiste num espaço de discussão de ideias e troca de experiências, com vista à promoção da reflexão sobre os aspectos políticos, arquivísticos e tecnológicos da implantação de um RDCARQ, visando a construção de cenários de cooperação, para que os repositórios arquivísticos tornem-se uma realidade na administração pública brasileira.
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página